Programa de Ação Socioeducativa na Comunidade – PASEC

País Brasil
Universidad Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Año de fundación 1969.
São Leopoldo / Rio Grande do Sul (RS).
Población estudiantil en 2019: 26.276 alunos.
pasec@unisinos.br

Responsable de la ejecución de la experiencia: Gelson Luiz Fiorentin

Mestre em Biociências, 2008. Mestre em Direito. Coordenadora do Programa de Práticas Sociojurídicas – PRASJUR – Professores designados a cada semestre para acompanhar e supervisionar os grupos de alunos.
daianifraporti@unisinos.br

Experiencia en la web

• Unidad/ Área o Cátedra responsable: Centro de Cidadania e Ação Social da Unisinos – CCIAS.
• Lugar(es) donde se implementa: Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Marta, Rua Jacarandá, s/n°, Bairro Arroio da Manteiga, São Leopoldo, RS.
• Antigüedad de la experiencia: 1993.
• Tipo de asignatura en la que se inserta:  Teórico- práctica.
• Duración de la experiencia en períodos académicos: Um semestre para cada Prática (I e II). Portanto, dois semestres no total.
• Frecuencia de encuentros: No PASEC ocorrem três encontros semanais.
• Horas totales de la experiencia:
Horas teóricas o en aula 5h semanais.
Horas prácticas o en campo 7h semanais.

> Resumen

O Projeto utiliza a horta como uma ferramenta pedagógica, de baixo custo e fácil replicação, desenvolvido em Escolas Municipais de Ensino Fundamental, São Leopoldo, RS. A equipe é formada por professores, técnicos e acadêmicos das áreas de biologia, nutrição, psicologia e serviço social. Também, participam, sob a modalidade de parceiros, diversos atores sociais como: organizações governamentais, não governamentais e empresas. São desenvolvidas atividades sobre o preparo do solo, plantio, manutenção de canteiros, colheita e produção de mudas. Além disso, atua na recuperação de áreas de nascentes. As demais áreas profissionais se integram às atividades da horta, abordando os direitos das crianças e dos adolescentes na intersecção com as temáticas: educação ambiental, saúde, cidadania e segurança alimentar.

> Antecedentes

A experiência foi implantada pelo Programa de Ação Socioeducativa na Comunidade – PASEC.

> Objetivos de la experiencia

Objetivo Geral: Contribuir para garantia dos direitos das crianças e adolescentes, por meio do fortalecimento dos vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social na convivência familiar e comunitária.
Objetivos específicos:

  1. Difundir o emprego de técnicas para produção de hortaliças e plantas medicinais, que preservem o ambiente e utilizem de forma racional os recursos naturais disponíveis na comunidade.
  2. Propiciar um espaço educativo e formativo de diálogo, escuta e fortalecimento de vínculos, que seja acolhedor e inclusivo para todos os segmentos da sociedade com ênfase na cultura afrodescendente e indígena.
  3. Incentivar o consumo de alimentos orgânicos.

> Criterios y valores

Na comunidade Santa Marta, observou-se o acúmulo de residuos depositados inadequadamente, gerando um ambiente propício para criação de roedores e insetos como baratas, moscas e mosquitos. Nossa população ainda considera os espaços públicos como áreas “sem donos”. Com a implantação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Marta, foi criado o Projeto Horta Mãe-da-Terra: educação ambiental e cidadania, o qual é utilizado como uma ferramenta pedagógica atendendo crianças e adolescentes, familiares e comunidade em geral.

> Competencias que la experiencia ha intentado fortalecer

Com a atuação do PASEC os participantes têm adquirido competências como: resolver conflitos no espaço escolar e familiar; utilizar conhecimentos adquiridos ao longo do processo na formação do sujeito ecológico; emancipar o sujeito.

> Modelo pedagógico-didáctico y principales herramientas metodológicas que se han implementado en la experiencia presentada

A escola, como loco da ação do Serviço, foi escolhida por representar um espaço protetivo legítimo da comunidade e por simbolizar uma área de potencialização das qualidades dos participantes e da comunidade escolar. Na modalidade da proteção social básica, como atividade socioeducativa no turno inverso e a partir de uma perspectiva didática integradora e interdisciplinar, o Serviço utiliza a horta como ferramenta pedagógica na articulação e mediação dentro do contexto escolar e comunitário. Nessa direção, as ações são desenvolvidas por meio do Projeto Horta Mãe-da-Terra: educação ambiental e cidadania, elo desencadeador com uma perspectiva didática integradora, transversal, interdisciplinar e prática facilmente reaplicável e de baixo custo que viabiliza as demais ações de articulação da comunidade escolar em suas relações e dimensões sociais, culturais e ambientais. Esta mediação, educativa, ao mesmo tempo em que se integra ao conteúdo curricular, através da inclusão de temáticas pontuais, também, se complementa ao articular os conhecimentos adquiridos com as experiências vivenciadas com os demais participantes, por meio de mostras culturais, feiras e mutirões ecológicos, oficinas temáticas, palestras e grupos de estudo. A área da horta e o entorno da escola é utilizado como espaço para oficinas técnicas e lúdicas, implantando canteiros de produção e didáticos com hortaliças e plantas medicinais com capacidade inicial de atendimento para 60 crianças e adolescentes. O trabalho na escola será realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras no turno da manhã e da tarde. E, em todos os turnos, teremos um técnico da área da biologia, psicologia e serviço social acompanhando os estagiários em suas atividades. Nas quintas-feiras a equipe se reúne na UNISINOS para atividades de formação, planejamento e avaliação. A aplicação e avaliação das ações são executadas de forma interdisciplinar com envolvimento das estagiárias e dos estagiários de todas as áreas. As temáticas das oficinas envolvem questões de cidadania, saúde, educação alimentar e ambientais. As oficinas são ministradas pelos estagiários com supervisão dos técnicos de cada área. Para garantir uma melhor qualidade do Serviço, os participantes são divididos por faixa etária em dois grupos de 08 a 11 anos de idade e de 12 a 17 anos de idade. Pedagogicamente, essa divisão propicia melhores condições para o desenvolvimento e aprendizagem dos participantes. Além disso, permite planejar as oficinas temáticas respeitando as especificidades de cada criança e adolescente. A modalidade de acesso ao Serviço ocorre por adesão espontânea dos participantes, mediante inscrição e autorização dos responsáveis.

> Nivel de integración disciplinaria posibilitado por la experiencia

O Programa possibilita aos participantes da academia o envolvimento com ações em comunidade que vive em alto índice de vulnerabilidade social. É uma excelente oportunidade de trabalho com a realidade.

Os académicos e técnicos têm a possibilidade de integração com vários setores do Poder Público Municipal, por exemplo, secretarias da educação, meio ambiente e saúde.

> Mapeo de actores

> Criterios y metodología de planificación empleados en la experiencia y nivel de flexibilización o adaptabilidad en dicha planificación

As atividades são planejadas em parceria com os participantes, estagiários e técnicos com a coordenação e direção do Centro de Cidadania e Ação Social da UNisinos – CCIAS.

> Criterios y metodología de monitoreo y evaluación empleadas durante la experiencia

Ao final de cada atividade é realizada uma avaliação com os participantes e equipe do PASEC.

> Espacios de reflexión desarrollados durante la experiencia

Uma vez por semana a equipe técnica e estagiários se reunem para o planejamento das ações.

> HITOS en el desarrollo de la experiencia

Um importante marco da experiencia refere-se a constante presença dos participantes, independiente das condições climáticas.

> Aprendizajes o conocimientos adquiridos o aplicados por los estudiantes durante la experiencia

Uma das principais aprendizagens está relacionada com a vivência em grupo.

> Resultados y logros obtenidos a nivel de productos y de procesos

Os prinicipais resultados estão relacionados com o espaço de convivência saudável e com a importante produção de hortaliças orgánicas, as quais são consumidas pelos participantes

> Factores que han facilitado u obstaculizado la implementación de la experiencia

O que dificulta um aprimoramento da ação relacioná-se com a composição da equipe e o espaço disponível na comunidade.

> Aprendizajes formales/no formales que posibilitó/habilitó la experiencia

A aprendizagem formal está vinculada as demandas do Centro de Cidadnia e Ação Social. A não formal ocorre no dia-a-dia na comunidade.

> Recomendaciones

A recomendação está relacionada com o fortalecimento dos programas.